Marketing Omnichannel é o caminho para uma boa experiência de compra

11/03/2020

 

Como está sua relação com os clientes e leads? Você faz essa avaliação com frequência? Boa parte das empresas fica de olho no mercado, atenta aos indicadores comerciais e financeiros, mas deixa a opinião do cliente de lado. Afinal, perde-se um, ganha-se outro, certo? Pois saiba que manter um relacionamento estreito com a clientela cumpre com um dos principais requisitos para criar autoridade de marca.  

 

O valor de uma marca é determinado pela forma como os clientes a percebem, e boa parte desse trabalho passa pela comunicação, ‘calcanhar de aquiles‘ de muitas empresas.

A primeira dúvida que surge quando tratamos desse tema é: “Afinal, que canais de comunicação são mais eficazes para conversar com clientes e leads”? A resposta não é tão simples, mas passa pelo entendimento de que uma comunicação 360 graus é muito mais eficaz por ampliar as oportunidades de contato.

 

A abordagem 360 graus envolve uma estratégia global, na qual os esforços não podem se concentrar em um único canal de comunicação, mas, sim, em diversos dispositivos e pontos de contato com a Persona. E acredite: esse olhar atento sobre a jornada do cliente valoriza a marca e potencializa muito os resultados.   

 

Esse atendimento 360 graus é parte de uma estratégia maior chamada Marketing Omnichannel, que consiste em proporcionar uma melhor experiência aos clientes através da convergência de todos os canais de modo que o consumidor não veja diferença entre online e offline. Pouco importa qual plataforma ou canal de comunicação for escolhido, a experiência será sempre a mesma.

Importante salientar que as experiências Omnichannel sempre utilizam múltiplos canais, mas nem toda ação multicanal é Omnichannel. Explicando: quando os canais não funcionam juntos, como se fossem um só, não se pratica Omnichannel.

 

Um exemplo clássico de empresa que aplica com maestria essa estratégia é a Disney. O cliente Disney tem a mesma experiência em qualquer momento da jornada de compra, o que faz da marca uma referência e de seus clientes verdadeiros fãs.  

 

Sua empresa não precisa ter a excelência da Disney, mas deve fazer o melhor possível dentro das suas possibilidades. Estamos na quarta revolução industrial (Indústria 4.0), na era do Mundo VUCA, marcado pela Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Todo cuidado é pouco para conquistar e fidelizar os clientes que estão cada vez mais globais e exigentes, determinados a comprar mais por menos. Fique atento!

 

→ Artigo produzido para a parceira  Florença Empresarial

 

www.florenca.emp.br/artigos

Please reload

Post em destaque

Entrevista TV Univali - Histórias e Conquistas

April 8, 2016

1/2
Please reload

Posts recentes

April 26, 2019

March 8, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags